Quinta-feira, 15 de Março de 2012

Acredito na ministra da Lavoura, Assunção Cristas, que há muito anda

a rezar para que chova, e assumiu essa missão há dois meses. Finalmente, hoje tivemos chuvinha, pelo menos em Oeiras, a partir das 16,00 horas. Temos chuva e trovoadas, o que é bom sinal, pois o barulho dos trovões amedronta os ateus e os crentes, levando estes a rezar em cadeia. Temos uma santa ministra. Depois de desengravatar os funcionários do seu ministério, para poupar energia, conseguiu agora ver realizados os desejos de que chova em Portugal. Pelo menos em Oeiras chove, não sei se esta benção está a estender-se a todo o país, mas aqui os jardins vão ficar cheios de erva, e as árvores vão desabrochar. Por acaso, neste momento, em vez de chuva, cai granizo, e do rijo. Uma nota curiosa: ontem o senhor bispo de Beja, dizia que vem aí chuva, porque acreditava muito no poder da oração. Disse mais, disse que a salvação do país pode ser encontrada através da oração. Ao contrário do que fez a nossa ministra da Lavoura, que anda a rezar há dois meses, o senhor bispo só agora veio defender a reza para que venha chuva... Isto é batota, naturalmente o senhor bispo, nestes dias, fez uma consulta aos meteorologistas, ficando a saber que, com a chegada do equinócio (dia 21), iamos, com toda a certeza, ter chuva. Enfim. Para mim, a chuva chegou porque é tempo dela. Ponto.

Temos o comissário Oli Rhen em Lisboa. Para falar com Vitor Gaspar

e Passos Coelho. Vem avaliar o estado de alma do Governo. Esta visita prenuncia, não um milagre, mas um possivel segundo pacote de ajuda a Portugal. Passos Coelho continua cheio de fé. Vitor Gaspar confia no controlo das contas. O Moedinhas diz que, até agora, «as coisas estão a correr muito bem». Nem uma coisa, nem outra, ou seja, não se trata de ter fé, de «custe o que custar», nem de que tudo vai bem. Não, as coisas não estão a correr como se esperava. As receitas estão abaixo do que foi programado; o barril de petróleo está 15% acima do que foi orçamentado. Diz quem sabe, que «por cada dez dolares de aumento no preço do petróleo, a variação do PIB cai entre 0,4 e 0,5 pontos percentuais». No OE a média do barril de petróleofoi calculada a 78 dolares, mas essa média já está nos 90 dolares. Quer isto dizer que, para cumprir os 4,5% de défice para este ano, Passos Coelho terá que recorrer ao aumento de impostos ou cortes mais profundos na despesa. O cenário não é bonito, é trágico. Pena é que o ministro Vitor Gaspar não possa aplicar a receita da ministra da Lavoura: orar todos os dias, para que aconteça um milagre. Um milagre da multiplicação dos euros, a descoberta de petróleo na costa alentejana, ou um investimento (a sério) de muitos milhões de euros. Não aquele que nos prometeu o ministro Álvaro, o «maior investimento de sempre», o tal da BHP-Billiton (Rio Tinto), em Moncorvo. Esta empresa mineira, a maior a nível mundial, está cheia de dívidas... e não sabe quando vai arrepiar camnho. Só quando a economia mundial começar a crescer, e tomar a dianteira à «economia financeira, de casino», que nos touxe até aqui.



publicado por Evaristo Ferreira às 16:43 | link do post | comentar

3 comentários:
De Alfinho a 19 de Março de 2012 às 15:41
Fica demonstrado que a ministra tem mais jeito para a oração do que propriamente para as funções ministeriais.
Não quero com isto dizer que a dita cuja tenha chegado ao altar do governo por saber ajoelhar e rezar bem, muito pelo contrário: Assunção é, por si só, elevação.
E se a chuva não chegou ao resto do país é culpa é do centralismo da capital. Quanto à chuva, ela é sempre de quem reza primeiro, o senhor Bispo precisa de umas lições de teologia personificada. (E eu também, que ando desde o Verão a rezar para que o Governo caia, mas nem um ministrozito para animar a malta)


De Evaristo Ferreira a 19 de Março de 2012 às 18:34
Caro Alfinho, nota-se a devoção que tem pela «santa» ministra da Lavoura, Assunção/Elevação Cristas. Por estes dias a «santa» está em Luanda, onde já chegou a fama e o proveito das suas preces. Quanto à «queda de um anjo» digo, de um ministro, eles são tão poucos que só nos resta alegrar-nos com a queda dos Secretários. E destes já caiu o Gomes da Energia.
No que respeita à casta dos ministros, é melhor que aguentem, até final do ano, apesar de todas as maldades que nos têm feito. Uma remodelação agora, a nível de ministro, seria um desastre na credibilidade do país. Por isso, que aguentem.
Um abraço.


De Alfinho a 20 de Março de 2012 às 19:16
Meu caro, um Governo que todos os dias nos surpreende com medidas novas de açambarcar recita, que aumenta os impostos, juros do fisco e acha que está tudo bem no reino dos combustíveis não merece dos mercados grande credibilidade. Aliás, o descrédito é de tal forma e os juros da dívida publica sobem de tal maneira que o Gasparinho, embuido do dom da vidência (quiçá por inspiração da crista por onde ainda não mete a prancha, vulgo, pasta onde ainda não mete a mão) prevê com exatidão do costume um regresso aos mercados em Setembro de 2013 (o tipo é um otimista, mesmo com os números do decréscimo do PIB e da quebra da receita fiscal quase a serem conhecidos). Falta saber se lá chegamos - a 2013 - , que a privatização do que falta (estaleiros, RTP) não vai chegar para equilibrar as contas. De todo o modo, o Governo só não cai porque não há oposição, e a queda do PS foi bem mais grave do que este PSD no poleiro.


Comentar post

mais sobre mim
Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


posts recentes

FIM DE CICLO...

A ENTREVISTA DE SÓCRATES

SÓCRATES NA RTP

PASSOS DE JOELHOS

DESCRÉDITO TOTAL

COM PAPAS E BOLOS...

É A ECONOMIA, ESTÚPIDO!

OS PROFETAS DOS "MERCADOS...

QUE SE LIXE O "PÚBLICO"

OS PAPAGAIOS DO COSTUME

arquivos

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

links
blogs SAPO
subscrever feeds