O balanço da informação (o lixo) prestada ao país, sobre a receita
do BCE/EU/FMI, ao longo das últimas semanas, está para ser feito mas, para já, uma coisa ressalta à vista: diáriamente fomos bombardeados com falsidades, bitaites, lixo e veneno. Nada mais do que escória... A nossa comunicação social está envenenada, obliterada, sem crédito junto dos consumidores. A deficiente qualidade dos nossos media é o espelho do país que temos. Todos discutem, parlam, mas poucos sabem do que falam. Os jornalistas, os políticos, os "papagaios" palradores, os comentadores a recibo verde, todos cuidam em facturar, mas poucos cumprem o dever de informar, baseado-se em fontes credíveis, e de opinarem com isenção e um mínimo de imparcialidade.
Ontem fômos informados pelo primeiro-ministro, José Sócrates, das linhas gerais que enformam o acordo de resgate financeiro, que se queda nos 78 mil milhões de euros, e donde não consta os cortes nos salários da função pública, o corte do 13º e 14º mes, o corte de pensões acima de 600 euros, nem o despedimento de 50 mil funcionários públicos. Para atenuar as medidas a tomar, baseadas no PEC4, o prazo para redução do défice foi alargado para mais um ano. Por agora podemos dizer que "temos um bom acordo", graças a Sócrates e a Fernando Teixeira dos Santos, que esteve ao lado do primeiro-ministro na apresentação do acordo às estações de televisão.
Logo após a comunicação do Governo, apareceu em cena Eduardo Catroga, reclamando vitória, num remake que fazia lembrar o "Capitão América". O "vôvô Catroga", indicado por Passos Coelho para acompanhar as negociações, assumiu o recado, mas, no final, apresentou-se como o único vencedor da luta contra o "inimigo" FMI/EU/BCE. Catroga não estava fardado de "Capitão América", mas a verdade é que, por efeito do ataque a Bin Laden ou porque o primeiro-ministro disse que ttinhamos "um bom acordo", o "avozinho Catroga" pintou a boneca e embandeirou em arco, dizendo que era ele o vencedor deste acordo... Embora apenas conheça "um bocadinho do acordo". Bem, pelo menos desta vez não chorou!...
Palração avulsa: "Sócrates pode renascer das cinzas" -- Maltez, João Adelino
Capitão América (Eduardo Catroga) lutando contra os perigos do FMI...
LER OS OUTROS
MAIS LEITURAS
BLOGS ANTERIORES